domingo, 18 de outubro de 2009

Ilustração de "Navio Naufragado"





Navio Naufragado

Vinha de um mundo
Sonoro, nítido e denso.
E agora o mar o guarda no seu fundo
Silencioso e suspenso.

É um esqueleto branco o capitão,
Branco como as areias,
Tem duas conchas na mão
Tem algas em vez de veias
E uma medusa em vez de coração.

Em seu redor as grutas de mil cores
Tomam formas incertas quase ausentes
E a cor das águas toma a cor das flores
E os animais são mudos, transparentes.

E os corpos espalhados nas areias
Tremem à passagem das sereias,
As sereias leves dos cabelos roxos
Que têm olhos vagos e ausentes
E verdes como os olhos de videntes.


Sophia de Mello Breyner Andresen

Técnica:
-Montegem de pedaços de revista (mar)
-Aguarela (sereia, fundo do mar, caveiras e leme)

As memórias inspiram!






Esta menina (que nós sabemos quem é), foi a minha inspiração para o trabalho que tive de fazer esta semana.
No desenho parece que a pele dela é branca branca...como leitinho ou como a neve (limpa)... ou, há quem diga até, que podia ter caído num balde de lixivia. Mas nada disso, eu dei-lhe uma ligeira cor. Acontece que na digitalização é complectamente impossível ver essa cor tão suave.

As técnicas foram:
-Pastel de óleo (as folhas, os primeiros torncos de árvores, o baloiço e a primeira parte da cerca)
-Esferográfica preta (a criança feliz)
-Aguarela (a perspectiva: das últimas árvores, de parte cerca; as árvores acinzentadas que dão profundidade ao desenho e a roupa da menina)

Riscos ou Árvores?



Na verdade são árvores, sem quaisquer pormenores. Até diria que é uma paisagem um tanto abstracta.

-Feito a aguarela

o café não é só para beber



Técnica:
-carvão (esboço da fig. humana)
-café (conteúdo geral: Fig.humana e fundo)
-sépia (sombras da fig. humana e partes do fundo)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Portugal e o Mundo - MNAA






2ª vez que vejo a mesma exposição.
Aborrecido? Nada!
Arrependimentos? Nenhuns!

"A evolução do homem"



Direita para a esquerda


Este é o resultado de um jogo.
Um jogo extremamente simples, divertido e gratificante.
A ideia é cada jogador (dá para quantas pessoas quisermos) fazer um risco (como quiser: curto, comprido, recto, curvo...).
O traço de cada jogador tem de ligar.
O interessante é que o abstracto por vezes começa a tomar forma.
E esta foi a forma que deu o jogo entre mim, o Bruno e o João.
Optámos por designá-lo como "a evolução do homem".


(Se carregarem na imagem dá para ver maior)

HIPER-REALISMO


Chaves de casa,
do correio,
do prédio.

Mais um a caneta de esferográfica




(Fundo a caneta de gel preta)

desenhos a tinta da china


sábado, 10 de outubro de 2009

"Dente de Leão"



Vencedora do Concurso "4 elementos" 2007

Desenhos a esferográfica



quinta-feira, 8 de outubro de 2009